Sporting-Fenerbahçe


Sporting e Fenerbahce enfrentamse para o 1º amigável do ano do Sporting. No caso do Fenerbahce, é o seu 3º amigável do ano, tendo enfrentado já Partizani e Denizlispor. Não há registo de confrontos directos anteriores entre as duas equipas, pelo que este será o seu primeiro confronto.
Este é o primeiro amigável do ano da equipa da casa, que disputou 9 no ano passado. Nos 5 mais recentes registou os seguintes resultados: Sporting (00) Nice, Sporting (23) Real Betis, Sporting (21) Wolfsburg, Villarreal (00) Sporting e Sporting (01) Olympique Lyonnais. No último jogo que disputou, para a Primeira Liga, ganhou ao Chaves em casa por (41). Nos últimos 10 jogos em casa o Sporting regista 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 4 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3. Nos últimos 20 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 7 dos seus 18 golos entre os minutos (76'90').
O conjunto do Sporting parte para este jogo com um empate a uma bola frente ao Belenenses, num jogo de preparação para o próximo campeonato: o único tento da equipa foi assinado por Leonardo Ruiz. Neste jogo Jorge Jesus deve fazer alinhar um 4-4-2 com grande propensão ofensiva de modo aproveitar as falhas defensivas do seu adversário: Gelson Dala e Iuri Medeiros são muito tecnicistas e exímios no transporte da bola para o ataque. Ao que tudo indica o comandante do Sporting já pode contar com Doumbia, Mathieu e Fábio Coentrão.
Por seu turno, este é o 3º amigável do ano da equipa visitante, depois de nos amigáveis anteriores ter registado os seguintes resultados: Fenerbahce (31) Partizani e Fenerbahce (51) Denizlispor. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Adanaspor por (13). Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Fenerbahce ganhou 6, empatou 3 e perdeu 1. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos. Em 15 jogos, sofreu o primeiro golo 8 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3. Nos últimos 20 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 7 dos seus 19 golos entre os minutos (0'15').
A formação do Fenerbahçe arranca para este jogo com uma derrota frente ao conjunto do Juventus Bucuresti, por 2-3, num jogo de preparação para a próxima temporada. Neste jogo o treinador Aykut Kocaman deve atuar no habitual 4-2-3-1 privilegiando a organização defensiva e os contra-ataques, principalmente, através dos corredores. Ekici é o grande destaque desta formação, sendo este jogador muito competente na organização ofensiva. Para este jogo o treinador deve continuar a apostar no mesmo onze do último encontro.

Sobre o Fenerbahçe


Fenerbahçe Spor Kulübü é um clube de futebol turco de Istambul. Fundado em 1907,  foi vencedor do campeonato nacional por dezanove vezes. O seu estádio, o Fenerbahçe Şükrü Saracoğlu, situa-se na parte asiática da cidade.

O Fenerbahçe foi fundado há mais de um século na província de Kadiköy, İstanbul, fundação mantida na clandestinidade,para que o acesso fosse restrito e para que não houvesse nenhum problema com a restrita legislação otomana. Tão restrita que era que o Sultão Abdulhamit II proibiu que a juventude turca de ingressar no clube, para que não jogassem futebol, desporto das famílias inglesas, cujas partidas eram assistidas com inveja.

Após o primeiro encontro os fundadores elegeram Nurizade Ziya Songülen como o primeiro presidente. Ayetullah seria o secretário e Necip Okaner assumiu como capitão. O primeiro emblema do clube era um farol, que era exibido no chapéu do Fenerbahçe, sendo as primeiras cores do clube o branco e o amarelo: cor dos narcisos que florescem por toda península Fenerbahçe. O emblema e as cores mudaram em 1910, quando foi redesenhado por Hikmet Topuz e as cores trocadas para o amarelo e azul escuro.

Até que a legislação fosse mudada em 1908, as atividades do Fenerbahçe ocorriam em absoluto segredo. Após essa data, no entanto, uma nova lei solicitava aos clubes que se registassem para entrarem na legalidade. A partir dessa data, o clube assumiu o seu lugar entre os melhores clubes da Turquia.

O Fenerbahçe Esporte Clube incluía no seu primeiro elenco de futebol Asaf, Ziya Hasan,Sami, Ayatelluh, Mazhar, Necip Fethi, Galip, Huseyin,Hasan e Nevzat, equipa que participou na Liga de Istambul em 1909, mas não conquistou o título nas três primeiras temporadas. Na temporada de 1912-1913 uma equipa constituído por Ali Said, Galip, Arif, İzzi, Huseyin, Sabri, Hikmet, Said, Hasan Kamil, Nuri e Mico, ganhou o primeiro campeonato do clube. Era o primeiro campeonato que tinha real significância e foi conquistado sem nenhuma derrota ao longo de todo campeonato.

O fundador da República Turca, Mustafa Kemal Atatürk foi torcedor do Fenerbahçe. Em 10 de Agosto, após um 3-3 contra o Galatasaray na Taça de Gazi, Atatürk foi ter com os 3 torcedor do Galatasaray e os 2 do Fenerbahçe que estavam sentados próximo a ele e disse: Nós estamo três-a-três aqui, porque eu sou torcedor do Fenerbahçe também”.
Quando a sede do clube foi incendiada, a primeira doação para um novo edifício veio de Atatürk. 

O símbolo do Fenerbahçe foi desenhado por Topuz Hikmet, que jogava no “ campo esquerdo” em 1910 e foi feito por Tevfik Haccak em Londres. O emblema é formado por 5 cores. O branco representa a pureza e o coração aberto, a parte vermelha representa o amor e a união do clube e ainda a bandeira da Turquia, o amarelo, ao centro, simboliza admiração e o orgulho do clube, enquanto que o azul escuro simboliza a nobreza. A folha de carvalho presente na parte azul escura e amarela, representa a força do clube. E a cor verde da folha, significa que o sucesso do Fenerbahçe é supremo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO