Missão Castanheira de Pêra

Duas semanas depois dos devastadores incêndios na zona centro, e após o apelo do Núcleo de Sintra do SCP ter sido generosamente respondido com a oferta de inúmeros donativos em géneros, uma comitiva do Núcleo de Sintra composta por 5 elementos dos órgãos sociais- Fernando Morais Gomes, Tiago Faria, Tiago Marques, Bernardo Silva e Pedro Ferreira- a que se juntaram mais sócios e amigos, num conjunto de três viaturas, esteve em Castanheira de Pêra, levando àquela flagelada região o apoio e solidariedade dos nossos sócios. 
Foi patente a desolação de uma paisagem fustigada, mas foi com confiança que encontramos uma população mobilizada, e apoiada por diversas ONG´s e organizações da sociedade civil, tendo aí entregue aquilo que neste período congregámos. Vimos uma população digna e serena, disfarçando a dor mas de mãos dadas. Vimos um presidente da Câmara resiliente e agradecido pelo nosso gesto, humilde mas generoso. Vimos vontade de vencer as dificuldades e ganhar de novo um lugar no Futuro que é de todos, enquanto comunidade nacional secular e persistente. E prometemos voltar, para ajudar a fazer renascer a floresta, numa iniciativa que desde já promete singrar e desaguar num grande evento daqui por algum tempo.
Castanheira de Pêra tem um herói, Gonçalo, o "Assa", bombeiro que pereceu nas chamas, e em cujo restaurante almoçámos, presenciando a dor de seu pai, levando a vida para a frente ante o seu sorriso patente num retrato póstumo na parede do restaurante. E toda a comitiva regressou ao fim de um dia pleno de emoções, cientes de que no dia em que celebrámos 111 anos soubemos ser fora de campo aquilo que nos faz ser sportinguistas: a força do carácter, a atitude cavalheiresca, e um coração de Leão para lá do espírito de seita ou sectarismo. Que bom foi este dia dos 111 anos!.
Algumas imagens de Fernando Gomes e Lisandra Miranda:



A famigerada EN 236-1
Nos Bombeiros de Castanheira de Pêra.






No centro de recolha de roupas, um dos vários espalhados pela vila


Gonçalo, herói de Castanheira de Pêra e de Portugal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO