O Futsal do Sporting


Foi no dia 4 de Março de 1985 que um grupo de amigos, onde se destacavam nomes como Melo Bandeira, Carlos Vaz, João Pardal, Cícero Campos e Alfredo Ratão pôs em funcionamento a Secção de Futebol de Salão do Sporting, após aprovação, nesse mesmo dia, pela direcção do Clube, na altura presidida por João Rocha. A modalidade inicialmente conhecida como Futebol de Salão, em 1987 passou a ser designada por Futebol de Cinco e em 2000 adoptou o nome de Futsal.
A estreia desta modalidade do Sporting em competição, ocorreu a 13 de Abril de 1985 na 1ª jornada do Torneio da Primavera, com uma vitória por 3-1. Registe-se no entanto, que desde a década de 1960 equipas de futebol de salão do Sporting, constituídas normalmente por antigos jogadores de futebol 11, iam participando esporadicamente em eventos especiais.
Rapidamente o Clube tornou-se na maior potência desportiva portuguesa da modalidade, com inúmeros títulos conquistados em todas as categorias, reforçando o ecletismo que continua a ser essencial na cultura e actividade dos Leões.
A dinâmica de vitória começou por afirmar-se nos Campeonatos Distritais, com a conquista do Título logo na época de estreia 1985/86 e depois nos Nacionais, assim que estes começaram, ao mesmo tempo que apostava na formação onde também conta inúmeros títulos.
O Sporting foi afirmando a sua forte presença na modalidade também através de sucessivas vitórias na então designada Taça Comunicação Social. Depois da conquista da Taça Nacional em 1991, o Sporting conquistou o primeiro Campeonato Nacional de Futebol de Cinco em 1993, ao qual foi sucessivamente somando vários títulos nacionais.
Em 1998 o Sporting conquistou a Taça Latina e em 2001 conquistou a sua primeira Supertaça Nacional.
O Futsal só foi adoptado oficialmente pela UEFA em 2002, cabendo ao Sporting a honra de representar Portugal e, simultaneamente, organizar a primeira fase final para os Clubes Campeões Europeus na UEFA Futsal Cup, onde chegou às meias-finais.
Em 2005/06, o Clube conseguiu conquistar o único troféu nacional que ainda não constava nas vitrinas do Museu Mundo Sporting, a Taça de Portugal.
A 28 de Janeiro de 2013 o Sporting anunciou que o Futsal Feminino seria uma realidade no Clube a partir da época 2013/14 realizando um Open Day a 9 e 10 de Março para captação de talentos. O dia 2 de Setembro de 2013 ficou marcado como o dia em que se iniciou oficialmente o Futsal Feminino do Sporting, numa aposta que se revelaria ganha, pois a equipa sénior venceu o campeonato distrital da segunda divisão logo na época de estreia.
Em termos do quadro das competições oficiais, em 2015/16 verificou-se a estreia da Taça da Liga, disputada entre as oito melhores equipas da 1ª volta da fase regular do campeonato, tendo o Sporting sido o primeiro clube a inscrever o seu nome na lista dos vencedores da prova.
O dia 26 de Fevereiro de 2017 ficará para sempre na história do Futsal Leonino, pois nesse dia, com a conquista da Taça da Liga, a segunda em outras tantas edições da prova, o Sporting arrecadou o seu 100º título oficial na modalidade, considerando todas as equipas de todos os escalões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO