Alguns dados sobre o Basileia, próximo adversário do Sporting




O FC Basel (abreviação de Fußballclub Basel), normalmente em português referido apenas como Basileia, é um clube de futebol da cidade de Basileia, na Suíça, e membro da "Schweizerischer Fußballverband" (Associação Suíça de Futebol).

O clube joga atualmente na "Axpo Super League", a liga mais importante do país. É um dos clubes mais bem-sucedidos da Suíça, tendo ganho o título nacional 19 vezes (perde apenas para o Grasshopper Club, com 27 títulos). Conquistou sete títulos nas décadas de 60 e 70, passando por momentos difíceis depois. Só voltou a ser um dos clubes de topo do país após a compra do clube por Gisela Ori, nos anos 2000, quando voltou a ganhar vários títulos nacionais.

O Basel também é o clube suíço de maior destaque em competições europeias, tendo participado todos os anos consecutivos desde a época 1999/2000. Chegou à final da Taça Intertoto 2001, classificou-se para a segunda fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada de 2002/03 e chegou aos quartos-de-final da Liga Europa na temporada 2005/06. Por fim, na temporada 2011/12, tornou-se o primeiro clube suíço a classificar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões diretamente, sem play-off’s, e também o primeiro clube do país a atingir os oitavos-de-final da competição ao terminar a fase de grupos em segundo lugar do seu grupo, acima do Manchester United, após uma vitória de 2-1 sobre o clube inglês na última jornada.

Na temporada 2012/13 conseguiu um feito inédito para o futebol do país ao chegar à semifinal da Liga Europa, tendo batido o Tottenham Hotspur por penaltis nos quartos-de-final.

É actualmente o campeão suíço, e na próxima época terá no plantel o antigo jogador do Sporting Ricky van Wolfswinkel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO