3 anos de emissões da Sporting TV


A Sporting TV, canal oficial do Sporting Clube de Portugal, cujas emissões tiveram início no dia 1 de Julho de 2014, através da página electrónica do clube, teve no dia 17 de Julho desse ano o inicio das suas emissões em sinal aberto nas plataformas MEO e NOS. Para além de Portugal, o canal é transmitido para Angola, Moçambique, Cabo Verde e Luxemburgo.
O projecto de um canal de televisão iniciou-se durante a presidência de José Eduardo Bettencourt, em 2009, tendo como finalidade criar uma maior ligação do clube aos sócios e aos adeptos.
As negociações avançaram no decurso do mandato de Godinho Lopes, sendo que os custos do canal de televisão ascenderiam a valores entre os três e os quatro milhões de euros e seria suportado pela exclusividade de transmissão na plataforma MEO. As mudanças directivas que o Sporting sofreu em 2013 levaram a que o projecto fosse reformulado. Entre as alterações previstas, a intenção de um menor orçamento, emissão em sinal aberto e distribuição multiplataformas. Na sequência de um concurso, foi atribuída à empresa World Channels a responsabilidade pela sua execução, cumprindo-se assim uma das promessas eleitorais de Bruno de Carvalho.
O lançamento do canal televisivo ocorreu no dia 1 de julho de 2014, coincidindo propositadamente com as celebrações do 108.º aniversário do Sporting Clube de Portugal. Nessa data, a transmissão da Gala Honoris Sporting foi feita através da página eletrónica do Clube, por falta de deliberação por parte da Entidade Reguladora da Comunicação Social para transmissões regulares na televisão.
A 14 de Julho, o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social notificou o Sporting Clube de Portugal da autorização para o início das emissões da Sporting TV. Na sequência desta autorização as emissões começaram no dia 17 de Julho, às 19:06, para evocar o ano da fundação do clube (1906).
O canal opera em vários espaços:
-Carnaxide (World Channels) onde ocupa 1500 metros quadrados. Dispõe de dois estúdios para programas de informação e entretenimento (um com 250 metros quadrados com cenário virtual - e que pode ser subdivido em três pequenos espaços para a gravação de programas ou entrevistas - e outro físico, onde têm lugar os principais programas em direto); sala de redação; três salas de vídeo; quatro salas de pós-produção áudio; duas régies (uma de continuidade e outra de estúdio) e várias salas de apoio.
-Estádio de Alvalade.
-Academia, em Alcochete.
-Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e Pavilhão Municipal José Gouveia, em São João da Talha, que recebem algumas modalidades do clube enquanto não avança a construção do futuro Pavilhão João Rocha.
-Polo do Estádio Universitário de Lisboa, onde jogam os escalões de formação mais jovens do Sporting Clube de Portugal até aos infantis e a equipa de râguebi.
As emissões têm 24 horas por dia, das quais seis horas de conteúdos novos (oito horas ao fim-de-semana e em dias de jogo), com transmissão de jogos de modalidades e dos escalões de formação, bem como da equipa B, entrevistas aos principais protagonistas, rubricas sobre o quotidiano e a história do clube leonino.

Desde o início das suas emissões até 1 de julho de 2017, o canal só foi transmitido, em território português, pelas operadoras MEO e NOS (canais 34 e 35 [SD e HD]). A partir dessa data passou também a estar disponível nas operadoras NOWO (canal 72 [HD]) e Vodafone (canais 34 e 35 [SD e HD]).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO