quinta-feira, 29 de junho de 2017

Sporting de Vila Verde, filiada do Sporting desde 1992


A fundação do Sporting Clube de Vila Verde aconteceu ainda na primeira metade do século XX, mais precisamente, no dia 15 de Janeiro de 1943, responsabilidade de uma comissão organizadora composta por naturais da terra. Quatro anos quase exactamente depois, a 20 de Janeiro de 1947, na mesma data em que são publicados na série nº 20 do Diário do Governo, são apresentados em Assembleia-geral os Estatutos que iriam reger o Clube.
No entanto, só em 1953 o Clube começou a participar nas provas oficiais da Associação de Futebol de Lisboa. E só mais tarde ainda se iniciou a construção do edifício da sede, em 1964, ano em que o Clube também comprou o terreno onde se encontram as instalações desportivas por 7000$00 e publica, no Diário do Governo III série nº 287, a lista dos corpos gerentes.
No princípio da década de 1970 o Clube deu início à participação das camadas jovens no futebol 11, que sobreviveriam à extinção dos seniores, em 1984, por falta de verbas. Em 1980 arrancaram as obras do pavilhão gimnodesportivo que permitiria, anos mais tarde, a inscrição do Clube para participar na III Divisão Distrital de Futebol 5. Bastou um ano para que a equipa subisse à II Divisão e, depois, mais dois para a subida à I Divisão no mesmo ano em que o pavilhão do Clube recebeu as finais de nível distrital, decorria o ano de 1992. Foi ainda neste ano que o Clube se filiou no Sporting Clube de Portugal.
Em 1994, o Clube conseguiu finalmente a subida à I Divisão Nacional de Futsal onde participou nas épocas de 1994/95 até 1997/98. No final desta época desceu para a II Divisão Nacional. Mesmo assim, em 1999, o Clube conseguiu ser finalista da Taça de Portugal de Futsal sendo derrotado pela equipa do D. João V já no prolongamento.
Depois disto, o Vila Verde conseguiu voltar à I Divisão Nacional participando até à época de 2003/04, ano em que voltou a descer de divisão e foi apurado para a Final Four da Taça de Portugal, em Castro Marim, onde foi eliminado pelo Sassoeiros após prolongamento. Pelo caminho, foi vencedor da Taça Comunicação Social da Associação de Futebol de Lisboa (equipa B), em 2001.
Para além do Futebol, no Sporting Clube de Vila Verde pratica-se futsal, atletismo, ciclismo, cicloturismo e karaté.

Sem comentários:

Enviar um comentário

POSTS MAIS LIDOS