Sporting, o clube que nasceu em Belas


Sintra está intimamente ligada aos primórdios do Sporting. Foi em 1902, por iniciativa de Francisco da Ponte e Horta Gavazzo e do  irmão, José Maria, (foto) que foi fundado o Sport Clube de Belas, na sequência de umas férias ali passadas, e em que Eduardo Ferreira Pinto Basto e seu irmão Fernando centralizaram as atenções jogando a bola no pátio da Quinta do Bonjardim, propriedade de seus avós maternos, os Marqueses de Borba.

As actividades do Clube não foram muitas, assinalando-se somente um grande encontro de futebol travado com um grupo de rapazes de Sintra, e disputado em 26 Agosto de 1902 em Seteais, na presença do rei D. Carlos, da rainha D. Amélia e do príncipe D. Manuel. O grupo de Sintra, reforçado com alguns ingleses e ainda com João e Francisco Vieira não conseguiu vencer, tendo-se jogado duas partidas com o intervalo de 25 minutos com dois êxitos do Sport Club de Belas que marcou três golos.

O entusiasmo foi enorme, a equipa sobrevalorizada, e isso levou-os a convidar o grupo de Sintra para outro encontro, que se veio a realizar a 14 de Setembro de 1902. Preparou-se um festival desportivo, tendo faltado alguns dos convocados, e com o reforço que o grupo de Sintra apresentou dessa vez, o resultado foi estrondoso (14-0), e a fama de Francisco Gavazzo como guarda-redes, que o anterior encontro vincara, foi por água abaixo, de tal modo que nunca mais quis jogar como guarda-redes.

No princípio de 1904 já a maioria dos apaniguados do Spot Club de Belas, residentes da área do Campo Grande, centrou nesse bairro o convívio, ainda que sem actividade desportiva como clube. A ideia foi crescendo e os seus componentes acabaram por fundar nesse ano o Campo Grande Foot-Ball Club na Pastelaria Bijou, da Avenida da Liberdade, sob a influência dos irmãos Gavazzo, José Alvalade, Alberto Lamarão, António Felix da Costa Junior, Carlos Bom de Souza Carneiro, Eduardo Mendonça, Fernando Barbosa, José Stromp, Frederico Kohn e Carlos e Fernando Motta Marques.

Nos meses cruciais da fundação do Sporting, que lhe sucedeu, entre Abril e Julho de 1906, Francisco Gavazzo estava em França, mas ia trocando frequentemente correspondência sobre o novo clube com o irmão e com José Alvalade. É assim considerado um dos fundadores do Sporting Clube de Portugal. Entre 1907 e 1921 exerceu vários cargos nos órgãos Sociais do Clube, começando por ser secretário nas primeiras direcções, cargo que exerceu até 1913. Fez parte da primeira Direcção de Queirós dos Santos e mais tarde integrou a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral.

Foi fundador da Liga Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Lisboa, permanecendo sempre ligado ao Sporting Clube de Portugal, de quem foi o sócio nº 1, desde 4 de Julho de 1946 até ao seu falecimento em 10 de Fevereiro de 1958. Uma vida dedicada ao Sporting que um dia se iniciou numas férias de Verão em Belas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

COMUNICADO