Viagem a Turim de apoio ao Sporting-18 de Outubro

O Sporting Clube de Portugal joga dia 18 de Outubro em Turim com a Juventus para a Champions League e um grupo de adeptos do Núcleo de Sintra está a promover uma deslocação àquela cidade para apoiar o nosso clube, que jogará igualmente com o Olympiakos, da Grécia e o Barcelona de Espanha (Catalunha). Ainda sem preços ou programa, vimos no entanto solicitar aos associados do Sporting e do Núcleo que desde já mostrem interesse na deslocação, que o manifestem desde já, sem compromisso vosso ou nosso, para que se possa contabilizar o número de interessados e a melhor maneira de deslocar o grupo, enviando um mail para o Núcleo, cujo endereço está nesta notícia, ao fundo.

SOBRE O LOCAL DO JOGO
O Allianz Stadium é o estádio de futebol em Turim, Piemonte, Itália que hospeda os jogos da Juventus. Foi inaugurado num amistoso contra o Notts County, da Inglaterra (equipa que inspirou a uniforme da Juventus) e que terminou com o resultado de 1-1 (golos de Toni e Hughes), e tem uma capacidade de 41.507 pessoas, sendo um dos estádios considerados 4 Estrelas pela UEFA. No terreno ficava o antigo estádio da Juventus, o Stadio Delle Alpi, que foi concluído para o Campeonato do Mundo de 1990. Porém o povo de Turim ainda preferia o antigo Estádio Olímpico de Turim devido a sua melhor acessibilidade e melhor visibilidade dos jogos. A Juventus comprou o estádio em 2003. A Juventus saiu do estádio em 2006 e começou os planos para construir um local com uma atmosfera mais intimista. Nesse íntervalo, a Vecchia Signora utilizou juntamente com o Torino o Estádio Olímpico de Turim que foi reformado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
O novo Estádio conta com o primeiro shopping de Turim e um hotel. As arquibancadas são apenas 7,5 m de altura, e distância entre as últimas linhas da arquibancada e o campo é de 49 m. Além disso, o estádio abriga 34.000 m² de complexo comercial aberto todos os dias e estacionamento para 4.000 veículos. Um museu dedicado à história da Juventus também foi construído.
Em Junho de 2017 a Juventus chegou a um acordo de direitos de nome com a seguradora alemã Allianz, e o estádio passou a chamar-se Allianz Stadium a partir de Julho de 2017.

SOBRE A JUVENTUS
A Juventus Football Club, também conhecida como Juventus de Turim ou Juventus ou Juve ou ainda Velha Senhora, é um clube de futebol italiano de primeira dimensão. Embora não se use no Italiano a letra "J", o clube tem seu nome começando com tal letra, pois a mesma existe e é bem usada em piemontês.
Fundada no dia 1 de Novembro de 1897, a Juventus é um dos clubes de futebol mais bem sucedidos da Itália e, historicamente, também um dos clubes mais bem sucedidos do mundo, com 11 títulos internacionais e o quarto clube europeu e oitavo no mundo com o maior número de conquistas internacionais reconhecidas pela UEFA e FIFA.
A Juventus é considerado pela IFFHS como o melhor clube italiano do século XX e segundo na Europa entre 1901 e 2000. Foi o primeiro clube a ter ganho todos os três principais troféus europeus de clubes, a Liga dos Campeões, a Taça UEFA, e a Supertaça Europeia, uma façanha alcançada somente por mais três clubes, o Ajax, o Bayern Munique, e o Chelsea, e é actualmente a única equipa do mundo a ter ganho todas as competições oficiais possíveis a nível confederal.
Com base nos resultados de uma pesquisa da empresa conduzida Demos & Pi em Setembro de 2011, a Juventus é a maior torcida na Itália, tendo ganho a preferência de 29,2% da amostra. Ao nível continental, a Juventus é  décima entre as equipas com mais adeptos na Europa, com cerca de 13,1 milhões, conforme demonstrado por um estudo publicado pela empresa alemã Sport+Markt, em setembro de 2010.

A Juventus foi uma das fundadoras do extinto G-14, um grupo que representa os dezoito principais clubes da Europa, e também é um dos membros fundadores da Associação Europeia , e foi de Clubes que substituiu o G-14 foi eleita pela FIFA o 7° maior clube de futebol do século XX e o primeiro entre todos os clubes italianos.

SOBRE A CIDADE DE TURIM
Por muito tempo, Turim foi a capital do Ducado de Sabóia e, após a unificação do país, também capital do Reino da Itália.
 A Mole Antonelliana é o símbolo de Turim e com seus 167,5 m de altura, pode ser vista de vários pontos da cidade e deriva do nome do arquitecto que a projectou, Alessandro Antonelli.
O interessante é que a Mole deveria ser uma sinagoga. No entanto, o valor das despesas de construção aumentou muito e, por isso, a comunidade hebraica não teve condições de pagar, tendo vendido a propriedade à Câmara de Turim. Nos anos 60 foi construído o elevador panorâmico que nos leva até uma altura de 85 metros. Lá de cima é possível desfrutar de um panorama da cidade e dos Alpes. O elevador funciona das 9 às 20h (sábado vai até as 23h) e não abre às terças-feiras. O valor do bilhete para subir é de 7 euros.
Na base da Mole Antonelliana funciona o Museu do Cinema e o preço elevador + museu fica por 14 euros.
Coração do centro histórico de Turim, é na Piazza Castello que estão situados os principais monumentos da cidade, desde aqueles medievais, aos renascentistas e barrocos. Também é lá que estão o Palácio Real (os apartamentos e a armaria real podem ser visitados), o Palazzo Madama (lá dentro funciona o Museu de Arte Antiga), a Catedral, etc.
Na Catedral está exposta uma cópia do Santo Sudário. Somente em ocasiões especiais, o original é exposto aos fiéis.
O Museu Egípcio de Turim, com seus 10.000 metros quadrados e cerca de 3500 artefactos arqueológicos, é o mais antigo do mundo e o mais importante depois do Cairo. O itinerário da visita desenvolve-se por 2 km nas salas do palácio da Accademia delle Scienze, ao longo dos quais é possível admirar túmulos, múmias, sarcófagos, estátuas, objectos de culto e de uso pessoal da época do Antigo Egipto.

A Basílica de Superga, no alto das colinas nos arredores de Turim, é visível em muitos pontos da cidade. De lá, em dias sem névoa, se tem uma linda vista da cidade. A basílica barroca é obra do arquitecto Filippo Juvarra, o mesmo que projectou os principais edifícios históricos da cidade. É possível visitar a igreja e os sumptuosos túmulos da família real dos Sabóia. A Basílica de Superga também é conhecida por um  evento triste. Em 1949 o avião que trazia o Torino de volta de um amigável em Lisboa contra o Benfica, chocou-se contra a fachada da basílica. Todos perderam a vida, e hoje há no local uma lápide que indica o ponto onde ocorreu a tragédia.
A cidade natal da Fiat não poderia que ter um museu do automóvel de alto nível, e o Museu do Automóvel de Turim é tão interessante, que nem precisa ser um apaixonado por carros para visitá-lo. Durante o percurso, estão expostos desde o primeiro modelo de carro a vapor até aos carros de Fórmula 1 de hoje. Todos eles são caracterizados por cenários que ilustram a época de cada um, o que torna a visita ao museu do automóvel bastante divertida. O Museu do Automóvel de Turim funciona às segundas, das 10 às 14h, às terças, das 14 às 19h, às quartas, quintas e domingos, das 10 às 19h, às sextas e sábados, das 10 às 21h. O bilhete custa 12 euros.
O parque do Valentino  tem dentro um burgo medieval com tabernas, reproduções de artesanato da época, enfim, demonstrando como se vivia na Idade Média. Somente numa parte do burgo a visita é gratuita, mas para conhecer uma residência nobre da época (chamada Rocca) com seus móveis, armas da época, tudo reproduzido fielmente, é necessário pagar um bilhete de 6 euros.
Outras sugestões: Quando do bloqueio europeu ao cacau imposto por Napoleão os mestres chocolateiros de Turim decidiram substituir o cacau por farinha de avelãs torradas, criando essa maravilha de chocolate chamada Gianduia. Um dos melhores da cidade são os do mestre chocolateiro Guido Gobino, e podem ser encontrados na chocolataria situada na Via Lagrange, nº 1. O Café Fiorio é um dos mais antigos e tradicionais da cidade e faz um sorvete sabor “gianduia” imbatível. O Café Fiorio fica na Via Po, nº 8.
O Bicerin é a bebida tradicional do Piemonte e é composta de  três ingredientes: café, chocolate e creme de leite.

Não chegando de avião directo, é possível ir, por exemplo, de Milão a Turim em aproximadamente uma hora com os comboios de alta velocidade Freccia Rossa, ou em 2h com os Regionale Veloce. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sabe porque é o leão o símbolo do Sporting?

Mensagem

Núcleo de Sintra renova-se e está de volta